Um Platónico (e real) Feliz Natal


Esta é a minha última crónica antes do Natal.

O tempo, esse, à medida que os anos da nossa vida passam, parece correr, manso, lento, e ao mesmo tempo, tão rápido que parece que ainda ontem éramos aquelas crianças, felizes, com todos os sonhos do mundo.

Crianças já não somos, mas a capacidade de sonhar, mesmo que hoje saibamos que muitos desses desejos dificilmente se concretizarão, essa, ninguém nos pode roubar.

Neste mesmo tempo em que os gestos contam – e contam mesmo, não é só um chavão – e em que tantos precisam que sejamos menos egoístas, o país vive numa espécie de nuvem tóxica, com tantos acontecimentos que marcaram mais um ano.

2017 em particular não foi um ano bom, por tantas e tantas razões. Mas os casos de abuso de dinheiros públicos conhecidos nas últimas semanas levam-nos a pensar que o Estado precisa cada vez mais de uma sociedade civil alerta, de uma comunicação social coesa, para que nenhum caso, mas nenhum caso mesmo, fique perdido nas suas sombras.

As instituições de solidariedade social precisam de todos. Os seus utentes são os atores principais, frágeis, desprotegidos, e cada um com uma história que tem também de ser a nossa história.

Só sentindo na pele os horrores dos outros podemos, sem dúvida, ajudar e perceber que os ramos podres não se podem confundir com a floresta.

Os déspotas que povoam e abusam dos dinheiros públicos em Portugal querem precisamente isso, que nos conformemos, que saiamos de cena, revoltados com tanta apropriação coletiva.

Dizer basta é a nossa obrigação. Por isso, nesta quadra que é essencialmente de família, e em que tantos portugueses não têm uma e que passarão a época com dificuldades à mistura, quero deixar-lhes a todos eles uma palavra de esperança.

Não desistiremos de vocês. Porque esse apoio é fundamental para expurgar o mal que por cá vai aparecendo de quando em vez.

Por fim, desejo a todos os ouvintes, colaboradores e profissionais da Antena Livre um Feliz Natal e com toda a partilha do mundo.

Até para a semana.

Crónica de 18 de dezembro, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR

Comentários

Mensagens populares