Missão: descentralizar o Portugal "Verde"



Talvez poucos ainda o conheçam, exceção feita ao setor que todos os anos por lá marca presença.

Falo do Green Business Week, um evento dedicado à Sustentabilidade nas áreas da Energia, Ambiente, Água e Cidades Inteligentes, que decorreu na semana passada, em Lisboa.

O evento, que se assume, ano após ano, como ponto de encontro da eficiência, seja nas empresas ou na Administração Central e Local, está a tornar-se cada vez mais atraente para empresas e startups.

Foi com muita satisfação que lá encontrei a Câmara de Abrantes, que ali marcou presença dando a conhecer o projeto “Abrantes Cidade Inteligente”.

O projeto, centrado na velha máxima das cidades sustentáveis, tem como objetivo, implementar uma solução tecnológica que torne mais eficiente a gestão e monitorização dos serviços públicos.

A ideia é que sejam depois os cidadãos a beneficiar com os resultados, tornando a sua vida e os seus problemas mais simples de resolver.

Capacitar o município e as empresas para uma boa gestão dos seus recursos, minimizando consumos de energia, gerar mais eficiência ao nível dos serviços e reduzindo os custos, pode ajudar a tornar a cidade e o concelho mais sustentável.

É por isso que eventos como o Green Business Week são cada vez mais necessários em Portugal.

A juntar às metas nacionais e europeias em matéria de eficiência energética, há pois que estender cada vez mais iniciativas como esta ao resto do país. Descentralizar em matéria de esclarecimento público em termos de Cidades Inteligentes é cada vez mais imperativo.

Sem os cidadãos não há revolução de comportamentos nem de mentalidades. E são já muitos os municípios que apostam neste novo paradigma de gestão, crucial para tornar a nossa rua, a nossa cidade e Portugal mais verde e sustentável.


Sem essa revolução, estaremos a colocar em causa o Planeta que nos deixaram e a pôr em risco o futuro e qualidade de vida das gerações vindouras.

Crónica de 20 de março, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR.

Comentários

Mensagens populares